Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

OS PRAZERES DE UMA VIDA NORMAL


LUZ NO FIM DO TETO
Pois eu que durmo tão mal, durmi de oito da noite até seis da manhã. Dez horas: senti um orgulho pueril. Acordei com o corpo todo aumentado nas suas células. Ah, isso é vida normal, então? mas então é muito bom!  
E eu que nunca fiz luxo para comer, andei há um tempo fazendo dieta para perder uns quilos a mais. Aí experimentei uma vida anormal para comer. Andava exasperada como se outros estivessem comendo o que era meu. Então, de raiva e fome, de repente comi o que bem quis. E como é bom comer, dá até vergonha. E certo orgulho também, o orgulho de ser um corpo exigente. Ah, que me perdoem os que não têm o que comer; o que vale é que esses não são os que me lêem. 
Outro prazer que é normal é quando escrevo o que se chama de inspirada. O pequeno êxtase da palavra fluir junto do pensamento e do sentimento: nessa hora como é bom ser uma pessoa! 
E receber o telefonema de um amigo, e a comunicação de vozes e alma ser perfeita? Quando se desliga: que prazer dos outros existirem e de a gente se encontrar nos outros.
Eu me encontro nos outros. Tudo o que dá certo é normal. O estranho é a luta que se é obrigado a travar para obter o que simplesmente seria o normal. (Clarice Lispector - Crônica extraída do livro "Aprendendo a viver")
FELIZ NATAL!!!
                 

25 comentários:

  1. Oi Regina...
    Como é lindo ler tudo o que escreve... realmente como é bom poder fazer sem culpa as coisas simples da vida, mas com muito prazer...
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. feliz Navidad amiga Mila.
    Un fuerte abrazo
    Desde Valencia en España

    ResponderExcluir
  3. Muito legal e nos dar presentes normais, prazeres simples é uma boa pedida sempre! Para uns, coisas banais , por vezes podem ser ótimos presentes pra nós. beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  4. Querida Regina..

    É sempre um presente te ler.

    Hoje passo pra te de Desejar a vc e a toda sua familia Um Feliz Natal e um Ano Novo recheado de Paz, Saude, Amor...
    Que Papai do Céu de Guie no ano que se aproxima de encontroa todos seus objetivos.

    Com carinho....

    ResponderExcluir
  5. Linda, de coração desejo que tenha, junto aos seus, santo Natal, alegres Festas e feliz 2012.

    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  6. Re
    Bom mesmo é chegar aqui e te ler, já que não dá prá te ver (pelo menos com os olhos normais, pois os do coração te re-conhecem há muiiiiiiiiito)
    Feliztodososodiasdetuavida!!!!!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Rê desejo-lhe um ótimo Natal e uma entrada no 2012, no mínimo, magnifica.
    De facto. as coisas simples da vida por vezes dão mesmo muito trabalho e algumas causam muita "culpa". mas, neste final de Ano vamos tornar simples o que é simples. Como dizia um artista brasileiro "não complica".
    E, vamos começar o ano sem complicar. Afinal só podemos viver um dia de cada vez e, ainda que o que fazemos hoje se reflita no futuro, basta darmos o melhor de nós e esperar que tudo o resto acabe por tomar o rumo certo. Afinal, é muito pouco o que nós controlamos, até mesmo, da nossa própria vida. Vamos Viver então Abreijos Grandes Tê

    ResponderExcluir
  8. Olá Regina!
    Há tempo que não interagimos, eu tenho vindo ao “to fora to dentro” embora sem comentar. Se calhar você tem feito o mesmo no “Meu Blogue”.
    Você coloca aqui coisas bonitas, que tocam a alma.

    Se não houver oportunidade ou me esquecer de vir aqui mais próximo desejar-lhe as boas festas e bom ano novo, aqui ficam: FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO.
    Saúde e felicidade para si e toda a sua família.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  9. Rê, ocê me confundiu: este texto é teu ou da Clarice?
    Ou da Clarice é só o último parágrafo?
    De qualquer forma, só o alívio de não ter que se preocupar com os conceitos de "certo" e "errado" já dão tranquilidade para uma boa noite de sono!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Amiga Regina, é com alegria e satisfação que retorno aqui e recebo você em meu blog.
    Seja sempre bem vinda, pois sempre nutri por este recanto muita admiração.

    Enquanto uma Estrela cintila por todo céu
    Gerada em mistérios pra toda humanidade
    Por entre os muros celebra num longo véu
    Trazendo Amor e Luz, Suprema Felicidade


    Shalom,
    Um abraço fraterno, beijos.

    ResponderExcluir
  11. Amiga, você me faz lembrar minha musa inspradora, Lia Luft, textos leves, consisos e reais. Como sei o que significam esses simples prazeres da vida, que por vezes não valorizamos. Que o diga eu, (sempre vaidosa ao extremo e enfrentando agora quase 15 kilos em apenas quatro meses), mas não vou deixar de comer, e muito bem por isso.Feliz Natal e que continues alegrar a tantos aqui.
    Bjus
    Cris

    ResponderExcluir
  12. "E receber o telefonema de um amigo, e a comunicação de vozes e alma ser perfeita? Quando se desliga: que prazer dos outros existirem e de a gente se encontrar nos outros."

    É mesmo assim, como Clarice diz ser...

    FELIZ NATAL

    ResponderExcluir
  13. A vida normal não era pra ser o mais usual? Mas agora tem regra pra tudo quanto é coisa, até pensamento. E largar-se assim, numa vida surpreendentemente normal é delicioso.

    Permitamo-nos.
    Clarisse já deu a dica, agora é 'nóis'.

    Beijos, lindinha.

    ResponderExcluir
  14. Olá Rê !
    Li até ao fim a pensar que era um dos textos teus, a que já nos habituaste !... e bem podia ser !
    O que eu me ri a colocar-me na tua pele ! :))))
    Está fantástico !
    Realmente e falando mais pelas mulheres,deve ser uma sensaboria esta vida passada a fazer tantos sacrifícios (alimentares) quando "estranho é a luta que se é obrigado a travar para obter o que simplesmente seria o normal".
    :))))
    .

    ResponderExcluir
  15. Regina,
    depois de uma vida inteira passada você não imagina com quanta alegria te reencontrei , pelos caminhos digitais com os quais topamos todos os dias.
    É um prazer e uma surpresa feliz ler cada uma das suas palavras.
    Te desejo o melhor da vida e em 2012 de alguma forma, iremos nos encontrar.
    um grande beijo.

    ResponderExcluir
  16. A doutora me explica
    O que é "vida normal";
    E por favor não complica
    Pois sou um reles mortal.
    Parece-me que é a balança
    Contra a santa comilança,
    Guerra do bem contra o mal...

    E nóis de marisco, né?

    Boas Festas!
    Feliz Hanuká!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Amiga Regina,

    O verdadeiro prazer está nas coisas mais banais da vida.
    Como estar agora a bebericar um licorzinho caseiro numa sala aquecida com uma lareira onde a lenha crepita.

    Feliz Natal
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Re,
    você foi um dos presentes que ganhei esse ano!
    Oxalá pudéssemos guardar o espírito de Natal em caixinhas e abrir uma em cada mês do ano, sendo assim desejo a você que a paz, a solidariedade e fraternidade te acompanhe em todo 2012.
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  19. Regina, eu de novo!
    Produzi um selinho para você alusivo ao Natal.
    Se puder me enviar seu e-mail, claro!
    De qualquer maneira, fiquei muito feliz em te ver lá no Vozes.
    Um abraço fraterno e caloroso do amigo leitor.

    ResponderExcluir
  20. São tantos os prazeres que a vida nos proporciona,,,e mais,,,a maioria deles tão simples,,,as vezes a gente nem se dá conta...beijos e beijos de lindo dia e um Feliz Natal pra voce e toda sua familia...paz,,,amor e uniao sempre...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  21. um abençoado natal para vc e sua familia! beijos

    ResponderExcluir
  22. Querida amiga,
    É Natal...
    Um momento doce e cheio de significado para toda a nossa vida...
    É tempo de repensar valores,de ponderar sobre a vida, e tudo que nos cerca.
    É o momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperanças que mora dentro do nosso coração para termos um mundo com muito mais Amor e Paz!!!
    Desejo a você e toda a sua família um Natal abençoado e cheio de alegria.
    FELIZ NATAL!!!!!

    Beijocas de luz e paz...

    ResponderExcluir
  23. Minha amiga uma mensagem linda, muito obrigado pelos seus votos, aproveito também para desejar um Natal muito Feliz, repleto de alegria, saúde, paz e amor e que 2012 seja um Ano maravilhoso.
    “A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (autor desconhecido)
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  24. Somos normais !!!!!Sou ao menos felizrsrrsrs. Passei para desejar um ótimo Natal para minha terapeuta virtual. Sucesso e saúde em 2012. Mil bjs

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!