Não importa onde estamos, numa mesa de bar ou no divã do analista, nossa mente nunca para e nossos medos e desejos nunca nos abandonam. Nem por um instante nos separamos do que realmente somos e, por mais difícil que seja, não controlamos cem por cento nossas atitudes. Se Freud, após 40 anos de estudo da mente humana, continuou com várias dúvidas sobre o ser humano, quem sou eu ou você para julgar as “crises histéricas” da melhor amiga? Só Freud explica!?!
Coisas simples que todos vivemos,pensamos,sentimos e nem sempre conseguimos partilhar. Assuntos, temas, extraídos da minha experiência clínica e do meu cotidiano. Em alguns você pensará: tô fora... Em outros: tô dentro...

terça-feira, 10 de junho de 2014

Festa Portuguesa em Lourdes


Junho chegou e com ele as festas de rua e juninas também. O bairro de Lourdes, localizado na região centro-sul de Beagá, é um dos mais nobres e abriga lojas, restaurantes, boutiques, maisons, shopping, academias e todo tipo de serviço para quem quer refinamento, bom gosto e tem cacife para pagar. Além disso, suas ruas homenageiam nossos personagens da inconfidência mineira. E foi na Praça Marília de Dirceu que Portugal fez sua festa de rua anual. Se estava com saudades desse país e dos amados meus... fiquei mais! Tudo estava decorado nas cores verde, amarelo e vermelho. Os bares e restaurantes da cidade - portugueses - armaram suas barracas e ofereciam desde o bolinho de bacalhau, sardinhas fritas, caldo verde, até os doces! Claro que o vinho português também marcou presença. As filas nos caixas e nas barracas eram imensas e tinha que se ter muita paciência. Mas não teve problema, afinal era sábado e estávamos por conta do à toa. Também havia o artesanato principalmente representado em toalhas lindamente bordadas. A festa começou às dez da manhã e foi noite a dentro. Ouvimos fado, vimos o vira, dançado pelos integrantes da colônia portuguesa, e passamos assim um sábado delicioso! Em Julho, dia 14, comemorando a Queda da Bastilha tem a francesa... E, claro, eu vou!!! Adoro essas festas e como já escrevi, uma vez, é a oportunidade que as pessoas têm de conhecer a cultura, tradições e gastronomia de um país/povo. Aqui em Beagá tem a da Itália, Israel, Irlanda, França e Portugal. Bem que essa lista poderia aumentar, né mesmo?! E por aí, onde você mora, tem também? Me conta, vou adorar. Enquanto isso apreciem as fotos sem moderação. Um pedacinho de Portugal nas minhas Gerais.
P.S: aproveito para homenagear os amigos portugueses que fiz ao longo desses anos de blog.
P.S 2: uma amiga do face me disse que dia 29 de junho tem a espanhola também! Nunca fui...só vejo a romaria pela Praça da Liberdade. Para quem é daqui fica o convite: https://www.facebook.com/events/734323816611466/?notif_t=plan_user_invited




Affff...dilícia

A-do-ro!

Antes de se apresentarem


Um mimo!

22 comentários:

  1. Que beleza de festa essa! Elas são alegres, animadas e bem divertidas! Também gosto delas! Tomara venha logo a da França! E as fotos lindas! beijos pra ti e todos nossos amigos daquela terrinha amiga! chica

    ResponderExcluir
  2. Oi, Regina
    Que linda festa, os doces me parecem deliciosos! Aqui em Recife,não têm disso!!
    bjos,
    Sheyla.

    ResponderExcluir
  3. Seus relatos sempre provocam na gente vontade de estar nesses lugares. Tudo tão encantador. E das comidas eu me proíbo de pensar, imagine falar.

    Um beijo, galêga.

    ResponderExcluir
  4. OI Regina,

    eu moro aqui tão perto e não soube, Que pena! mas vou me inteirar das próximas, quem sabe não consigo ir????
    Muito bom! Obrigada por compartilhar.
    abs

    Leila

    ResponderExcluir
  5. Sempre mexendo comigo, com estas fotos saborosas!
    Bolinhos de bacalhau...Hhhmmmm!
    Você devia ser nomeada embaixadora dos bicões da ONU!
    Kkkkkkkkk!
    Bj, Rê!

    ResponderExcluir
  6. Hummmm que delícia Pastéis de Nata.
    Eu ganhei do meu irmão, três livros do Jornalista Alberto Villas.
    Nele tem essa coisa gostosa no falar.
    Uma aula de Mineirês para leigos, que adoro rever nos seus textos também.
    Pego carona nos seus passeios e estilo.
    Máêtapovimbão, sô.
    Bjs.
    Wilma

    ResponderExcluir
  7. Festa boa essa, heim amiga!
    As sardinhas na brasa, hummmmm que delícia, adoro tudo que é comida portuguesa!
    Pela minha cidade serrana temos lá duas festas também bastante movimentadas e cheias de danças e comidas típicas, vou sempre nesta época pra lá e curto bastante. Uma delas é a tradicional festa alemã, a Bauernfest, tem chopp pela cidade toda durante a semana da festa e depois tem a festa do colono italiano, cheia de barulho, dança, risadas e comida das boas.
    Os próximos dias prometem uma boa engordança, tô nem aí! rsss
    Aliás, já tô indo, vou passar por lá uns bons dias, longe da confusão que vai ficar por aqui no eixo Rio-Niterói.
    Beijinhos cariocas e ... que vontade de comer estes pastéis de nata!

    ResponderExcluir
  8. Rê Amiga,
    Uma verdadeira " Festa Portuguesa ", onde pontua o famoso " Galo de Barcelos" e petiscos apetitosos como os pastéis de bacalhau e as sardinhas; guloseimas deliciosas como os doces de ovos e os famosos pasteis de nata.
    Pela sua beleza singela marcam também presença os famosos bordados de Viana do Castelo.
    Os ranchos folclóricos vão certamente abrilhantar esta festa no país irmão que é o Brasil.
    Os amigos portugueses agradecem e rejubilam com este maravilhoso post.
    Um xião muito especial com toda a minha gratidão pela visita, sempre especial.
    Jorge

    ResponderExcluir
  9. Re
    Vc me fez lembrar uma canção que fez muito sucesso por aqui:Casa Portuguesa!"Numa casa portuguesa fica bem,pão e vinho sobre a mesa....!Imagino então numa festa portuguesa....Que vontade de estar aí!!!Adorei!
    Bjus

    ResponderExcluir
  10. Que delícia, sorte ai beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  11. Olá Rê!
    Agradeço enquanto portugues esta homenagem que nos fazes.
    Vi o galo de Barcelos, sardinha assada (adoro fazer) e já agora informo que esta é a altura em que por cá se festejam o Santo António (Lisboa) e já dia 24 o meu ... São João do Porto. Quanto aos bolos rrsssss ai, ai sua gulosa, não fosses de tão longe e eu enviava-te uma caixinha do pastel (bolo) mais saboroso da minha cidade, feito numa das mais antigas pastelarias da cidade e do país, a Leitaria do Paço, uns eclairs, olha ... e esses nem eu resisto.
    bj, fica bem e mais uma vez obrigado pela homenagem.
    obs: boa sorte para o mundial! os meus "meninos" também andam por aí, vamos lá ver ...

    ResponderExcluir
  12. Ai Re.. nem tem o que dizer... comidinhas da terrinha.... meu coração num guenta..

    Beijinhuuuussss

    ResponderExcluir
  13. Poxa Regina, e eu que estou morando aqui PERDI essa!!!!
    Ano passado eu me diverti na festa portuguesa e me esbaldei no bolinho de bacalhau, apesar da bagunça das filas, rs! Bom, o jeito agora é ficar de olho nas festas da Itália e França, que eu adoro!!!

    beijocas

    Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, sinto informar que a italiana já aconteceu. Mas não fique triste e prestenção que dia 29/06 tem a espanhola que ainda não fui e pretendo ir. A francesa é em julho como escrevi.
      Beijuuss

      Excluir
  14. Ainda bem que gostou!
    Deixo-lhe as minhas saudações poéticas, nesta minha 1ª visita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo ao nosso Divã! Volte sempre que quiser e puder. Terá um lugar, carinhosamente, reservado para vc.
      Beijuuss

      Excluir
  15. Linda essa festa portuguesa! Por aqui não há festas de países mas em Lisboa , há festas em cada Embaixada promovendo o seu país...o que não é a mesma coisa. Mas o mês de junho em Portugal é tradicionalmente festivo...o santo António já foi e agora aproxima-se a grande festa do norte - o São João ! O povo to passa a noite de 23 para 24 literalmente nas ruas até o sol raiar...Depois coloco fotos!! Beijo Amiga
    Graça

    ResponderExcluir
  16. Que bom foi saber que você esteve nas festa portuguesa. Na verdade, é sempre fantástico estar presente pela partilha de culturas. Excelente a reportagem!
    Obg pela "homenagem".
    Na escola era hábito fazermos as festas do que era típico nos países cujas língua se estudavam. Eram sempre dias fantásticos. Era uma forma de educar para a tolerância e respeito pelas culturas desses países.
    E o mês de junho é todo ele de folia com as festas dos santos populares. Reparei na "tenda" de um escritor português da atualidade...
    Bjuzz, Rê :)

    ResponderExcluir
  17. Oi, Regina!
    Os doces portugueses são de babar e como você entro no clima e danço até o vira... rs. Virar do dia!! Aqui na cidade onde moro tem uma colônia de portugueses imensa e todo ano eles promovem uma semana de festa e todos os restaurantes da cidade aderem em solidariedade ao evento e também diminuem o preço dos pratos que normalmente servem durante o ano - Isso propicia a quem não tem condições financeiras de alimentar-se em um restaurante que no dia a dia não é popular. Também temos a Festa da Sardinha que começou hoje! Vem pra cá!! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  18. Oi, Regina! Vim conhecer teu cantinho. E que delícia encontro! Não vejo festas assim por aqui. Só as juninas. Mas não são tão interessantes como as que descreves. Fiquei babando nos doces, hehe.
    Boas festas pra ti!
    Beijo, menina

    ResponderExcluir
  19. Olá, RÊ!

    Com um enorme atraso - mea culpa...aqui chego e dou conta deste bonito post:no essencial, está aqui muito bem resumido uma boa parte do que nós somos, e em particular do que gostamos - especialmente no que diz respeito a cuidar da barriguinha...

    Obrigado pelo gesto, e pela simpática reportagem.

    Beijinhos e bom fim de semana.
    Vitor

    ResponderExcluir
  20. Oi Regina!!!
    Que festa bonita, estou levando a frase do escritor...adorei!!!
    Meus olhinhos vibraram com os doces, mas "babei" pelos bolinhos de bacalhau, deviam estar maravilhosos!!
    Beijinho!!

    ResponderExcluir

Passou por aqui? Deixa um recado. É tão bom saber se gostou, ou não...o que pensa, o que vc lembra...enfim, sua contribuição!